Sistema de Gestão Integrado
Sistema de Gestão Integrado (SGI)
A Infraquinta, E.M., empresa de gestão de infraestruturas da Quinta do Lago, está integrada na zona protegida do Parque Natural da Ria Formosa e é responsável pela gestão dos sistemas de abastecimento de água, saneamento, resíduos, espaços verdes, etc. Pela natureza da área de intervenção, desde sempre, e na persecução da sua atividade, a empresa, desenvolveu práticas que previnem a ocorrência de impactes ambientais negativos.
Neste quadro era importante demonstrar que não apenas a filosofia, mas também a gestão estratégica da empresa era sustentável ambientalmente. Por estes motivos desde 2002 considerou-se essencial credibilizar o nosso desempenho ambiental como forma de reforçar a notoriedade da empresa junto dos residentes e restantes parceiros públicos e privados.
De forma a demonstrar um compromisso de melhoria contínua e proactiva da nossa atividade, iniciou-se em 2003 um processo de certificação ambiental ISO 14001, desenvolvendo um Sistema de Gestão Ambiental, certificado pela APCER, referenciado numa série de padrões voluntários, genéricos e globais que se tornaram na base de uma política ambiental que direciona a empresa para a melhoria de procedimentos e processos.
No início de 2010, a Infraquinta alargou o âmbito da sua Certificação do Sistema de Gestão Ambiental para toda a sua área de intervenção. No último certificado obtido consta: "O Sistema de Gestão Ambiental implementado na gestão de infraestruturas e espaços públicos municipais da Quinta do Lago e áreas adjacentes, cumpre os requesitos da norma NP EN ISO 14001:2012".
Em Março de 2012 a Infraquinta obteve a Certificação da Qualidade ISO 9001, que tem como principal objetivo a satisfação do cliente. Ou seja, o cliente assume uma posição central no sistema, quer ao nível do planeamento deste sistema quer, através do retorno sobre a sua perceção, na sua revisão e melhoria. No último certificado obtido consta: "O sistema de Gestão da Qualidade implementado na gestão de infraestruturas e espaços municipais da Quinta do Lago e áreas adjacentes, cumpre os requesitos da norma NP EN ISO 9001:2008".
POLÍTICA DO SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADO
“A Infraquinta E.M., empresa que desempenha as suas atividades no domínio da gestão do espaço urbano e infraestruturas públicas, prestando serviços de abastecimento de água, saneamento, recolha de resíduos, paisagismo e jardinagem e manutenção de espaços públicos, implementou um Sistema de Gestão Integrado de Ambiente, Qualidade, Segurança e Conciliação (SGI), conforme as normas NP EN ISO 14001, NP EN ISO 9001, NP ISO 45001, NP EN ISO 50001 e NP 4552. Este instrumento considera-se eficaz para controlar e melhorar a prestação dos seus serviços, garantindo assim um saudável relacionamento institucional com os proprietários, residentes, utentes e diversos organismos privados e públicos. A Infraquinta E.M. compromete-se, assim, a ir ao encontro das expetativas dos seus clientes e restantes partes interessadas, com vista à melhoria da sua satisfação, tendo em consideração os aspetos ambientais, os perigos e riscos para a segurança associados às suas atividades, a adequada gestão de ativos das infraestruturas, a melhoria da eficiência energética e também os aspetos da conciliação que de alguma forma sejam passíveis de criar um impacto positivo ou negativo na vida familiar e pessoal dos trabalhadores.
Com o SGI, a Infraquinta E.M. compromete-se a garantir e a manter a conformidade com todas as leis e regulamentos aplicáveis à sua atividade, incluindo os seus aspetos ambientais, os aspetos da conciliação, os perigos e riscos, a eficiência energética, o uso e o consumo de energia e todos os requisitos que a organização subscreva, garantindo, a monitorização e melhoria contínua do Sistema de Gestão Integrado, das suas atividades e do desempenho energético, por consequência, a qualidade do espaço urbano gerido pela Infraquinta E.M.
A Infraquinta E.M. empenha-se em avaliar e controlar as suas atividades desenvolvidas no território, de modo a melhorar a eficiência, prevenir e minimizar qualquer impacte sobre o ambiente, com particular atenção à gestão de resíduos, do ciclo de água e à proteção da natureza, privilegiando a melhor tecnologia disponível, economicamente viável e em harmonia com uma correta gestão de ativos das infraestruturas.
A Infraquinta E.M. promove e apoia a aquisição de produtos e serviços energicamente eficientes, bem como o desenvolvimento de atividades de conceção que considerem a melhoria do desempenho energético.
A Infraquinta, E.M. tem como enfoque a avaliação e gestão dos riscos profissionais, com a definição de medidas de prevenção de lesões e afeções da saúde dos colaboradores e/ou outras partes interessadas, que permitam o seu controlo eficiente com a finalidade de reduzir os riscos profissionais, proporcionando condições de trabalho saudáveis e seguras, que contribuam para a redução do número de incidentes.
A Infraquinta, E.M. pauta a sua atividade por princípios e valores que visam elevar os níveis de bem-estar, qualidade de vida e satisfação geral das partes interessadas em termos da conciliação da vida profissional, familiar e pessoal.
Compromete-se, também, em realizar e incentivar a consulta e participação dos trabalhadores de forma melhorar e tornar mais segura a execução das atividades preconizadas pela Infraquinta, E.M.
Os trabalhadores da Infraquinta E.M. e todos aqueles que prestam serviços em seu nome devem ser adequadamente formados e sensibilizados sobre os princípios de gestão e sobre o papel que cada um possa desenvolver, de modo a obter o envolvimento de todos na obtenção dos objetivos da organização.
A administração da Infraquinta E.M. compromete-se a disponibilizar a informação e os recursos humanos e financeiros adequados, de modo a divulgar plenamente a sua própria política de gestão integrada e alcançar os objetivos e metas a que se propõe.”
Março de 2021