Poupar Água
Para Poupar Água não basta apenas corrigir maus hábitos, torna-se necessário cumprir outras regras gerais.
A Infraquinta ajuda!
No jardim
- A rega durante o verão deve ser feita de manhã e ao fim do dia ou mesmo à noite, o que reduz a perda por evaporação. No inverno, a regra deve ser ajustada às necessidades das plantas.
- Prefira plantas autóctones ou mediterrâneas, pois estas são menos exigentes relativamente às necessidades de água.
- Uma correcta programação da rega no tempo pode reduzir consideravelmente os consumos.
Na Lavagem de Roupa
- Uma máquina de lavar roupa consome cerca de 150 litros de água por lavagem. Use-a apenas com a carga máxima. Para pouca roupa ou peças isoladas, não use a máquina.
Na casa de banho
- Em cada descarga de autoclismo gastam-se 10 a 15 litros de água. Ajuste o autoclismo para o volume mínimo, regulando o mecanismo de enchimento colocado no interior (poderá colocar uma garrafa cheia de água/areia, no depósito do autoclismo).
- Prefira o duche ao banho de imersão, pois poupa água: num banho de imersão gasta cerca de 200 a 250 litros de água, enquanto que no duche, se demorar cerca de 5 minutos, poupará 2/3 de água.
- Nas lavagens de higiene pessoal, tape o lavatório e encha apenas com a água indispensável. Não deixe a água correr enquanto estiver a lavar os dentes; poupará entre 10 a 20 litros de água.
Na Cozinha
- Não lave a louça peça a peça, junte-a e lave-a 1 ou 2 vezes por dia e em água corrente. Se tiver máquina de lavar louça, não a ponha a trabalhar sem estar com a carga completa (lembre-se que, quando a liga, ela consome 60 litros de água).
- Antes de lavar a louça, limpe-a. Se necessário deixe-a de "molho".
- Use a quantidade mínima de detergente necessário para uma lavagem eficaz. Poupará água e detergente.