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QUINTA DO LAGO

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Sistema de Gestão integrado (SGI)

A Infraquinta, E.M., empresa de gestão de infra-estruturas da Quinta do Lago está integrada na zona protegida do Parque Natural da Ria Formosa e é responsável pela gestão dos sistemas de abastecimento de água, saneamento, resíduos, espaços verdes, etc. Pela natureza da área de intervenção, desde sempre, e na persecução da sua actividade, a empresa, desenvolveu práticas que previnem a ocorrência de impactes ambientais negativos.

Neste quadro era importante demonstrar que não apenas a filosofia, mas também a gestão estratégica da empresa era sustentável ambientalmente. Por estes motivos desde 2002, considerou-se essencial credibilizar o nosso desempenho ambiental como forma de reforçar a notoriedade da empresa junto dos residentes e restantes parceiros públicos e privados.

A demonstração de um compromisso de melhoria contínua e pró-activa da sua actividade, procurando assim incrementar os níveis de confiança.

Para isso iniciou-se em 2003 um processo integrado de certificação ambiental ISO 14001:1999, desenvolvendo um Sistema de Gestão Ambiental, certificado pela APCER, referenciado numa série de padrões voluntários, genéricos e globais que se tornaram na base de uma política ambiental que direcciona a empresa para a melhoria de procedimentos e processos.

No inicio de 2010, a Infraquinta alargou o âmbito da sua Certificação ISO 14001:2004, constando agora do certificado o seguinte: “Actividades e serviços da Infraquinta, compreendendo a Sede e todas as zonas de utilização pública da Quinta do Lago e dos aldeamentos Pinheiros Altos, Encosta do Lago, Quinta das Salinas, Quinta das Salinas Extensão, Quinta Verde, Lago Salgado, Trilhos da Natureza, Praia da Quinta do Lago e Apoio de Praia.”

De momento, a Infraquinta encontra-se a preparar a Certificação de Qualidade ISO 9001:2008, que tem como principal objectivo, a satisfação do cliente. Ou seja, o cliente assume uma posição central no sistema, quer ao nível do planeamento deste sistema quer, através do retorno sobre a sua percepção, na sua revisão e melhoria. Por outro lado, vai-nos permitir obter resultados que promoverão a análise e eventual revisão das actividades da Infraquinta.


O existente, Sistema de Gestão Ambiental:
Os objectivos e as metas ambientais constituem o compromisso de melhoria que a organização assume voluntariamente com o intuito de dar seguimento a tudo quanto é expresso na Politica Ambiental.

Os objectivos ambientais especificam os campos de acção prioritária para a execução das linhas expressas na Politica de Gestão Integrada, na óptica da melhoria contínua e são prioritariamente virados para prosseguir a manutenção das conformidades legais e a melhoria continua das prestações ambientais da organização, no que diz respeito, principalmente, aos aspectos ambientais avaliados como significativos. Neste caso a Infraquinta E.M. não se limitou a definir objectivos relacionados apenas com os aspectos considerados significativos.

A determinação das metas ambientais é feita com base em uma profunda e realista análise das actividades relacionadas com o alcance do objectivo e a sua individualização deve ter também em consideração sejam os recursos económicos da organização seja a melhor tecnologia disponível.

A Infraquinta E.M. promove a formação, sensibilização, informação e competência de todo o pessoal envolvido directa ou indirectamente nas actividades prevista pelo SGIAQ. Os funcionários são sensibilizados para a importância de dar continuidade á politica e aos objectivos ambientais da organização e para a importância do seu próprio contributo no respeito pelos requisitos e pelos procedimentos do Sistema de Gestão Integrada de Ambiente e Qualidade.

A Infraquinta E.M. procura a colaboração e a coordenação das suas actividades com as dos sujeitos interessados de modo a perseguir eficazmente a conservação, salvaguarda e valorização do território, ecossistema e biodiversidade.

Considera-se essencial credibilizar o desempenho da empresa como forma de reforçar a imagem junto dos clientes e restantes parceiros públicos e privados, e por isso a aposta em projectos como a Certificação Integrada de Ambiental e Qualidade. A implementação das Ilhas Ecológicas, uma das principais metas ambientais, revelou-se uma eficaz aposta, verificando-se um acréscimo da quantidade de resíduos selectivos depositados nestes aglomerados e, principalmente, a resposta positiva verificada por parte de proprietários e clientes da Infraquinta.
 

Politica Integrada (Ambiente e Qualidade) da Infraquinta

 

“A Infraquinta E.M., empresa que desempenha as suas actividades no domínio da gestão do espaço urbano e infra-estruturas públicas, prestando serviços de abastecimento de água, saneamento, recolha de resíduos, paisagismo e jardinagem e manutenção de espaços públicos, implementou um Sistema de Gestão Integrada de Ambiente e Qualidade conforme as normas NP EN ISO 14001 e NP EN ISO 9001, instrumento que considera eficaz para controlar e melhorar a prestação dos seus serviços, garantindo assim um saudável relacionamento institucional com os proprietários, residentes, utentes e diversos organismos privados e públicos. A Infraquinta E.M. compromete-se assim a ir ao encontro das expectativas dos seus clientes, com vista à melhoria da sua satisfação.

Com o SGIAQ a Infraquinta E.M. compromete-se a garantir e manter a conformidade com todas as leis e regulamentos aplicáveis à sua actividade, incluindo os seus aspectos ambientais, e todos os requisitos que a organização subscreva, garantindo, sempre que possível, a melhoria continua das suas actividades e, por consequência a qualidade do espaço urbano gerido pela Infraquinta E.M.

A Infraquinta E.M. empenha-se em avaliar e controlar as suas actividades desenvolvidas no território, de modo a melhorar a eficiência, prevenir e minimizar qualquer forma de impacto sobre o ambiente, com particular atenção à gestão de resíduos e do ciclo de água e à protecção da natureza, privilegiando a melhor tecnologia disponível economicamente praticável.

Os funcionários da Infraquinta E.M., e todos aqueles que prestam serviços em seu nome, devem ser adequadamente formados, sensibilizados e informados sobre os princípios de gestão e sobre o papel que cada um possa desenvolver, de modo a obter o envolvimento de todos na obtenção dos objectivos ambientais e de qualidade da organização.
A administração da Infraquinta E.M. compromete-se a disponibilizar os recursos humanos e financeiros adequados, de modo a divulgar plenamente a sua própria política de gestão integrada e alcançar os objectivos e metas a que se propõe.”

Maio 2010

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